"USO DE SIMULADOR PhET NAS AULAS DE FÍSICA"
Para ler o artigo completo use o QR code.

Trabalho individual realizado no Âmbito da unidade curricular de Ambiente Educativos com as TIC
Resumo:
Este artigo insere-se num estudo, cujo principal objetivo era demonstrar as potencialidades das tecnologias no ensino e aprendizagem de conceitos da Física. Foi utilizado um simulador virtual: PhET Interactive Simulations, nunca testado pelos participantes: alunos do 9ºano. O tema explorado foi "Circuitos elétricos", o simulador serviu para os alunos fazerem construções elétricas a partir de um protocolo. O desempenho dos alunos foi comparado com os resultados obtidos numa questão de aula, na qual se abordava o mesmo tema. A metodologia utilizada pressupõe uma análise predominantemente de conteúdo, essencialmente descritiva, recorrendo às respostas dos alunos. Apesar do tempo dedicado ao estudo ter sido diminuto, foi possível depreender que o uso do referido simulador virtual permitiu melhorar a compreensão dos conceitos relacionados com o tema. Embora não se tenha intensificado a sua utilização em sala de aula, os alunos tiveram oportunidade de treinar em casa autonomamente. A partir da observação dos alunos durante a aula, foi evidente a participação e o envolvimento na atividade. De modo a obter resultados mais consistentes, seria conveniente, num próximo estudo, dedicar mais tempos letivos para o uso do simulador, de modo que os alunos pudessem ficar mais familiarizados com as funcionalidades.
Palavras-chave: Dispositivos móveis, simulador virtual, aprendizagem, física, circuitos elétricos.