O Fórum é uma ferramenta para o diálogo entre os participantes, permitindo a troca de experiências e o debate de ideias, bem como a construção de novos saberes. Que contributos este instrumento pode ter nas nossas práticas educativas? Quais as suas limitações?
O fórum basicamente é um "local" de debate, de conversas sobre um
determinado tópico/assunto, aberto à discussão e à troca de ideias,
perspetivas, experiências, conhecimentos, dúvidas, questões, ou seja, um
conjunto de interações sociais. O conceito de fórum pressupõe
interagir, opinar e partilhar saberes e conhecimentos pré-adquiridos e
na troca obter novas aprendizagens.
O fórum como ferramenta de debate já é antigo, pré-internet, a diferença
é que antes era presencial, por isso, talvez mais genuíno no sentido em
que quem falava dava a cara e não "estudava" aquilo que dizia, ou seja,
era bastante informal, pessoal e transparente. É certo que a
participação não era unânime, pois muitas pessoas iam aos fóruns só para
ouvir. Em termos de veracidade eram mais fidedignos, existiam
moderadores que garantiam alguma confiança nas intervenções dos
participantes.
Nos fóruns online, quem os consulta, pode "entrar" no debate, interagir,
no momento ou mais tarde, pode simplesmente ler as respostas, obter e
cruzar informações, guardar, ler e reler as vezes que quiser, ... pode ser
usado em benefício próprio de forma assíncrona. No entanto, é
fundamental distinguir o que é importante/relevante das informações
inúteis e, muitas vezes, inexatas. Os administradores dos fóruns podem
não ter competências para autenticar a veracidade das informações
veiculadas, mas apenas intervir em situações de incumprimento de regras
de utilização do próprio fórum.
Ambos, presenciais ou online, são uma ferramenta de aprendizagem, útil
ou não, isso é subjetivo, depende do assunto, da circunstância, dos
participantes e da capacidade dos mesmos em selecionar, filtrar e
refletir sobre as ideias apresentadas e daí retirar o conhecimento que
lhes interessa obter no momento.
Nas nossas práticas educativas poderá ser uma ferramenta útil, por
exemplo, na determinação das conceções alternativas dos alunos sobre
determinado conceito ou tema, o que permite planificar as aulas de uma
forma mais objetiva e coerente. Também poderá ser usado durante ou no
fim dos temas a ensinar, como forma de aferir os conhecimentos que
efetivamente foram apreendidos. Simultaneamente, permite a troca de
ideias entre os alunos, diferentes opiniões, diferentes maneiras de
perceber/interpretar os assuntos, de os compreender, de os assimilar, o
que pode ajudar os que apresentam mais fragilidades. Entre os alunos
mais jovens poderá não ser uma estratégia coerente pois, por norma, não
gostam de se expor, nem gostam de escrever, o que poderá não resultar
dada a fraca adesão. Se lhes for dado algum estímulo ou "recompensa"
pela participação poderá ser um meio de exercitarem a leitura, a
expressão escrita, análise, reflexão e o espírito critico (como já
referido por outros colegas).
Os fóruns utilizados adequadamente, contextualizados e devidamente
monitorizados, podem efetivamente ser uma ferramenta de construção
autónoma do conhecimento, mas em rede interativa e colaborativa, por
estabelecimento de correlações/conexões que fornecem fontes de dados
ilimitadas e de difusão de saberes.