O Fórum é uma ferramenta para o diálogo entre os participantes, permitindo a troca de experiências e o debate de ideias, bem como a construção de novos saberes. Que contributos este instrumento pode ter nas nossas práticas educativas? Quais as suas limitações?

O fórum basicamente é um "local" de debate, de conversas sobre um determinado tópico/assunto, aberto à discussão e à troca de ideias, perspetivas, experiências, conhecimentos, dúvidas, questões, ou seja, um conjunto de interações sociais. O conceito de fórum pressupõe interagir, opinar e partilhar saberes e conhecimentos pré-adquiridos e na troca obter novas aprendizagens.
O fórum como ferramenta de debate já é antigo, pré-internet, a diferença é que antes era presencial, por isso, talvez mais genuíno no sentido em que quem falava dava a cara e não "estudava" aquilo que dizia, ou seja, era bastante informal, pessoal e transparente. É certo que a participação não era unânime, pois muitas pessoas iam aos fóruns só para ouvir. Em termos de veracidade eram mais fidedignos, existiam moderadores que garantiam alguma confiança nas intervenções dos participantes.
Nos fóruns online, quem os consulta, pode "entrar" no debate, interagir, no momento ou mais tarde, pode simplesmente ler as respostas, obter e cruzar informações, guardar, ler e reler as vezes que quiser, ... pode ser usado em benefício próprio de forma assíncrona. No entanto, é fundamental distinguir o que é importante/relevante das informações inúteis e, muitas vezes, inexatas. Os administradores dos fóruns podem não ter competências para autenticar a veracidade das informações veiculadas, mas apenas intervir em situações de incumprimento de regras de utilização do próprio fórum.
Ambos, presenciais ou online, são uma ferramenta de aprendizagem, útil ou não, isso é subjetivo, depende do assunto, da circunstância, dos participantes e da capacidade dos mesmos em selecionar, filtrar e refletir sobre as ideias apresentadas e daí retirar o conhecimento que lhes interessa obter no momento.
Nas nossas práticas educativas poderá ser uma ferramenta útil, por exemplo, na determinação das conceções alternativas dos alunos sobre determinado conceito ou tema, o que permite planificar as aulas de uma forma mais objetiva e coerente. Também poderá ser usado durante ou no fim dos temas a ensinar, como forma de aferir os conhecimentos que efetivamente foram apreendidos. Simultaneamente, permite a troca de ideias entre os alunos, diferentes opiniões, diferentes maneiras de perceber/interpretar os assuntos, de os compreender, de os assimilar, o que pode ajudar os que apresentam mais fragilidades. Entre os alunos mais jovens poderá não ser uma estratégia coerente pois, por norma, não gostam de se expor, nem gostam de escrever, o que poderá não resultar dada a fraca adesão. Se lhes for dado algum estímulo ou "recompensa" pela participação poderá ser um meio de exercitarem a leitura, a expressão escrita, análise, reflexão e o espírito critico (como já referido por outros colegas).
Os fóruns utilizados adequadamente, contextualizados e devidamente monitorizados, podem efetivamente ser uma ferramenta de construção autónoma do conhecimento, mas em rede interativa e colaborativa, por estabelecimento de correlações/conexões que fornecem fontes de dados ilimitadas e de difusão de saberes.

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