A escola atual estará preparada para responder aos desafios de uma sociedade global do conhecimento? Qual o papel do professor na escola de hoje? A escola responde às expectativas dos alunos de hoje? Partilhe conteúdos de suporte a este assunto.
Na minha perspetiva, perante uma sociedade em permanente mudança e evolução tecnológica, a escola atual ainda não se encontra preparada para dar resposta às necessidades e exigências dos jovens, pertencentes à dita geração de "nativos digitais". Neste oceano de constante agitação, de transformações económicas e concorrência, é urgente adequar e articular as escolas e as práticas pedagógicas ao ritmo e aos requisitos da vida/sociedade contemporânea. A esta nova sociedade global terá de corresponder uma nova escola, capaz de assegurar a formação adequada dos novos cidadãos e de adaptar os recursos e as práticas aos alunos de hoje. De acordo com o "Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI", a sociedade do conhecimento assenta em quatro pilares ou grandes objetivos educacionais: "aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em comum, aprender a ser". O papel dos professores e da escola, como instituição reguladora de processos, será de "abrir caminho" para transformar o caos da informação (descontrolada e disponível) num universo de conhecimento, o que implica capacidade de análise crítica e reflexiva, articulação entre os saberes já adquiridos e as novas informações, de modo a filtrar e obter o saber efetivamente relevante. É necessário que os professores estejam preparados para interagir com as novas tecnologias num ambiente de trabalho, predominantemente colaborativo. Ser professor do século XXI acarreta, além da competência, da habilidade interpessoal, do equilíbrio emocional, ter consciência de que mais o desenvolvimento humano é mais importante que o desenvolvimento cognitivo e que o respeito à diferença está acima de qualquer pedagogia. Como refere Nóvoa (1995, p. 29), "Os professores precisam reencontrar novos valores, novos idealismos escolares que permitam atribuir um novo sentido à ação docente". Torna-se fundamental desenvolver nos alunos autonomia, responsabilidade e espírito critico. Embora se continue a evidenciar nas escolas alguma resistência à mudança e a manter ainda a sua identidade cultural e organizacional, torna-se cada vez mais evidente a necessidade urgente de mudança. Além de ser imprescindível renovar (ainda mais) políticas educativas e currículos, será necessário mudar mentalidades, crenças e rotinas enraizadas em todos os intervenientes, diretos ou indiretos, do processo educativo.
Delors, Jacques (org.). Educação um tesouro a descobrir - Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012
Nóvoa, A. (Org.) Profissão professor. Portugal: Porto, 2. ed., 1995.
Perrenoud, Ph. (2000). Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed